top of page

NOSSOS 50 ANOS


Ação de Graças: Tão só 50 anos atrás o Instituto Secular Vita et Pax e os padres da Missão Católica Espanhola encerravam a missão de servir à emigração espanhola e se perguntavam qual devia ser o serviço e cooperação com a Igreja e o povo sofrido de São Paulo? e em diálogo com diversas lideranças descobriram a situação de abandono de crianças sem lar. O Instituto Vita et Pax, chamado a realizar um apostolado audaz e decidido, de acordo com as necessidades dos tempos e fiel à missão de optar por trabalhos que estejam aos serviços das pessoas, grupos, regiões e países mais necessitados, no ano de 1972 comprometeu-se com a missão de acolher, cuidar e proteger à população infanto juvenil. Assim nasceu o Lar Santa Maria.

50 anos de história e missões diferentes:

Período de 1972-1997—São Paulo e São Caetano do Sul- crianças e adolescentes sem lar encontraram a sua casa, o carinho, o afeto, e o apoio para crescer em sabedoria e dignidade. As tias (assim chamadas as mulheres de Vita et Pax) compartilhando a vida com elas e eles e os “tios” - “tias” voluntários apoiando e acompanhando.

Período de 1996-2016—Em Cotia (SP) - adolescentes e jovens, mulheres e adultos participaram dos projetos de formação para o trabalho e inserção laboral através de cooperativas.

Período de 2006-2022—Em Itiúba (BA) - adolescentes e jovens, mulheres e adultos participam do Projeto Semeando o Trabalho, Formação Profissional e Apoio às iniciativas geradoras de ocupação e renda.

Estamos celebramos com muita alegria 50 anos de opção preferencial pelos mais desprotegidos e serviço da fraternidade pelos voluntários (as), trabalhadores (as) e os membros de Vita et Pax. Agradecemos ao país gigante e multicultural pela sua acolhida e a partilha da missão

Adoptamos a mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude e renovamos nosso compromisso de serviço às crianças, adolescentes e jovens: “Quando cai um jovem de certo modo cai a humanidade. Mas também é verdade que, quando um jovem se levanta, é como se o mundo inteiro se levantasse. Queridos jovens, que grande potencialidade tendes nas vossas mãos! Que força trazeis nos vossos corações!”. Parabéns Lar Santa Maria! O caminho continua como comunidade vida que anuncia a paz e defende a vida.

10 visualizações
bottom of page